terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Planos para 2017

Quem nunca começou um novo ano fazendo uma análise da própria vida e percebendo que tem mil coisas que gostaria de mudar?

Pois é, isso é comum! Nós seres humanos normais fazemos isso mesmo. E pior, passamos aquele ano inteiro nos preocupando com muitas outras coisas e quando vamos fazer um levantamento, percebemos que não fizemos as coisas que tínhamos nos proposto no início do ano. Para reduzir o meu índice de fracasso, reduzi o número de objetivos para cada ano, antigamente eu tinha 20, agora são no máximo 5.

Esse blog também foi criado como uma forma de motivação e disciplina para os meus objetivos de ano novo. Ficará estranho se eu ficar falando sobre poupar e investir e não pôr em prática, então, a ideia é manter meus hábitos financeiros em dia e assim ter assunto para colocar no blog.

Ok. Vamos lá! Descrevo agora meus objetivos para 2017. Não são apenas financeiros, mas correlacionados. Fiz meu Planejamento Estratégico Pessoal e de lá trouxe os principais objetivos que determinei para 2017, além dos objetivos, desdobrei cada um em várias metas e já fiz um levantamento de custos para cada. Isso permite que eu tenha mais chances de realizar e não abandone tudo no meio do caminho.

Objetivos:
·                    Poupar R$ 28.000,00 – esse objetivo é extremamente audacioso, para conseguir terei que viver uma vida vem frugal.

·                    Ler 36 livros técnicos – chamo de livros técnicos aqueles que acrescentam algo na minha vida profissional, exemplo de temas: finanças, economia, engenharia e empreendedorismo.

·                    Voltar às aulas de Inglês – abandono muito fácil as minhas aulas, esse ano preciso pegar firme.

·                    Aprender mais sobre investimento em ações – estou iniciando em ações e ainda tenho muito o que aprender, em 2017 meu foco será o swing trade e a maior parte buy and hold.

Gostei muito dos meus objetivos para o ano, e acredito que conseguirei realizá-los. Mas mesmo que não consiga, o importante é o caminho a ser percorrido até a conquista do resultado. Muitos erros e acertos acontecerão, no entanto a aprendizagem será, com certeza, mais rica.

Sempre recomendo que as pessoas façam uma lista de sonhos para o ano, quando os desejos estão no papel é muito mais fácil de buscar pois você os conhece e pode planejar como fará para alcançá-los. Eu gosto muito de viajar, mas infelizmente esse ano não poderei fazer uma viagem, pois o objetivo de poupar 28 mil não permitirá. Mas eu não fico triste, pois estou abrindo de mão de um sonho para realizar outro. Esse é o segredo da vida, equilíbrio!



2 comentários:

  1. muito bom, quase os meus planos! Exceto os 28 mil poupados minha meta é menor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa meta de 28 mil é muito difícil, acho que não vou conseguir, mas vou tentar o máximo que der. O importante é criar o hábito e essa é a parte mais complicada, eu tenho dificuldades em controlar os gastos... abç

      Excluir