sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O início de Tudo!

Iniciar uma vida financeira saudável é muito difícil! É muito mais fácil não controlar os gastos, não pensar duas vezes antes de comprar alguma coisa, viajar sempre ou encher quem a gente gosta de presentes. No entanto, no longo prazo, esse comportamento prejudica nosso desenvolvimento pessoal e até nossa saúde.
Eu fui educada por um poupador, sempre vi meu pai economizando o que dava e colocando tudo na poupança. Claro que, isso não fez dele um homem rico, mas foi o suficiente para não depender dos filhos quando se aposenta com apenas um salário mínimo. Ou seja, ser poupador é importante, mas não é tudo.
Quando adolescente eu não entendia isso muito bem, comecei a ganhar meu dinheiro aos 13 anos e claro, gastava tudo. Queria comprar as coisas que meu pai não tinha conseguido me dar. Fui seguindo assim até os 20 anos. Com essa idade, arrumei um segundo emprego, e esse salário comecei a guardar na poupança (dava aulas em um cursinho, gerava uma renda de 150,00). Nessa época, também foi possível sacar meu FGTS e coloquei esse dinheiro também na poupança. Tudo ia bem, mas ganhar trinta reais por mês na poupança não me deixava animada.
As coisas mudaram quando eu fiz 25 anos. Eu continuava gastando muito, guardando pouco e não tinha nada na vida, nem casa, nem carro, nem dinheiro. Decidi fazer diferente. Comecei controlando os gastos e cortando muitos supérfluos. Foi horrível! Tudo era muito difícil, a vontade de gastar era grande e não sobrava muito para guardar na poupança. Os passos para aumentar as reservas eram de formiga e a vontade de desistir grande.
Em 2014 veio uma mudança significativa, conheci alguns sites na internet que mudaram minha visão de guardar dinheiro, e em 2015 comprei meu primeiro Título do Tesouro. Depois disso tudo melhorou, cada vez eu consigo economizar mais e meus investimentos vão melhorando mês a mês.
Atualmente vejo vários blogs e sites sobre finanças. Os meus preferidos são os blogs pois tem bastante conteúdo mesmo sendo informais. Essa troca de experiência é muito importante, os textos de cada blog nos trazem novas ideias, o que deu certo e deu errado com cada um. É sempre um aprendizado. E para quem escreve também é importante, pois te deixa mais motivado e disciplinado para atingir as metas traçadas.
É exatamente por isso que estou aqui! 

5 comentários:

  1. Seja bem vinda!

    Tem poucas mulheres na blogosfera de finanças, e é bom saber que chegou mais uma.
    Tenha força e constância!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Pãodurismo! Acompanho os blogs há muito tempo e percebi que são poucas mulheres mesmo. Por isso, estou me juntando a minhas companheiras femininas que gostam e entendem de finanças. Muito obrigada pelas boas vindas!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigada! Infelizmente não tenho tanto tempo assim para atualizar o blog, mas estou gostando muito... Valeu pela visita!

      Excluir
  4. Muito bom! Parabéns pelo inicio. Continue assim. Te desejo sucesso!

    ResponderExcluir