quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A poupança é um bom investimento?


Inevitavelmente nosso primeiro investimento é a poupança. Aprendemos desde cedo o que é a poupança, vemos propaganda na televisão dos poupançudos da Caixa e alguns já no seu primeiro salário fazem o primeiro aporte.

O problema é que essa modalidade de investimento não é lá grande coisa. Na maioria dos casos, o rendimento da poupança não cobre a inflação do período. Ou seja, seu dinheiro está rendendo alguma coisa, mas esse rendimento somado ao capital que foi depositado não compra mais as mesmas coisas que comprava no momento em que foi aplicado. Os preços sobem e isso devemos à inflação.

O papel da inflação nos nossos investimento é um tema complicado. Eu já estou investindo regularmente há mais de 3 anos e mesmo assim ainda me perco na hora de calcular o rendimento real dos meus investimentos, considerando a inflação prevista. Mas esse é um detalhe que devemos nos preocupar conforme nosso conhecimento vai avançando. Quando entendi apenas um pouco sobre a inflação, já foi possível perceber que meu dinheiro não estava aumentando na poupança em comparação aos preços dos produtos em geral, foi onde a busca por novas formas de investir começou.

Todas as informações que vemos na televisão, nos sites de bancos, por intermédio do gerente da conta do banco nos mostra a poupança como algo incrível.  E ela não deixa de ser mesmo incrível. Para quem não sabe como fazer de outra forma, o simples fato de investir na poupança é muito mais do que a maioria dos brasileiros faz. O mais comum é não ter nada guardado, muito pelo contrário, o normal é ter financiamentos, dívidas e estourar o cartão de crédito todo mês.

Por isso, se você não tem outra opção ou não conhece outro investimento, comece com ela mesmo, com o tempo vá estudando outras formas de investir e assim busque opções melhores.

Eu sempre falo para meus alunos guardarem uma parte dos salários todo mês na poupança. É assim que a mentalidade poupadora vai sendo desenvolvida. Quando o valor economizado por mês é pequeno, o foco não é o retorno do investimento, mas sim o costume de poupar. Dá pra começar com 20 ou 30 reais e ir aumentando com o tempo.


A poupança não é o melhor investimento, mas com certeza, é melhor que nada. 

5 comentários:

  1. Gosto de deixar um valor na poupança para emergências. O restante deixo em ações. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando nas ações agora tbm, mas não coloco todos os ovos numa única cesta, sou muito inexperiente para correr esse risco. Abandonei definitivamente a caderneta de poupança, agora só Renda Fixa e ações...

      Excluir
  2. Bem vinda!
    E como você disse, é melhor usar a poupança do que não poupar nada, com o tempo o conhecimento e o interesse aparecem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ryca!
      Acompanho vc sempre! Gosto das suas publicações, já li todas!

      Excluir
    2. hahaha, que legal! obrigada XD
      Até já te adicionei no blogroll para não perder seus próximos posts ;)

      Excluir